ISEG, novembro 2016.
Omar Khouri (1948)
Possui Graduação em História pela Universidade de São Paulo (Bacharelado 1973.Licenciatura 1974), Mestrado em Comunicação e Semiótica (Literaturas) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e Doutorado em Comunicação e Semiótica (Artes) IDEM (1996). É Livre-Docente em Teoria e Crítica da Arte pelo Instituto de Artes da UNESP (2007). Atualmente é Professor Adjunto no Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus de São Paulo, em RDIDP. Foi membro titular dos Conselhos do DAP, de BAP, EA, BLAV, e da Pós-Graduação em Artes, por várias gestões, tendo ocupado, interinamente, o cargo de Coordenador da Pós. Foi, por duas gestões, chefe do DAP e vice-chefe por uma gestão. Foi coordenador do Curso de Artes Visuais - Licenciatura e Bacharelado da mesma instituição, de ago de 2008 a ago de 2010. Atualmente é membro titular dos Conselhos do DAP e do BLAV. É poeta, artista gráfico, editor, historiador e crítico de linguagens, ocupando-se, também, com a elaboração de uma prosa ficcional artística de caráter experimental. Tem experiência nas áreas de História e Crítica da Arte, Semiótica Peirceana, Teoria da Comunicação, Poética e Criação de Textos, Tradução de Textos Poéticos. Está à frente da NOMUQUE EDIÇÕES, desde 1974, como co-editor e autor publicado, destacando-se o trabalho feito com a revista ARTÉRIA, de poesia intersemiótica, cujo número 1 é de 1975. É fundamentalmente professor, sendo a Docência a atividade profissional que exerce dede o ano de 1970.
(Texto informado pelo autor)
Omar Khouri graduated in History at the University of São Paulo (Bachelor’s in 1973 and a Licenciate in 1974). He earned a Master’s in Communication and Semiotics (Literatures) (1992) and a PhD in Communication and Semiotics (Arts) (1996) from Pontifícia Universidade Católica of São Paulo. He lectures in Art Theory and Criticism at the UNESP Art Institute (2007). Currently he is Assistant Professor at the Department of Fine Arts at the Júlio de Mesquita Filho State University of São Paulo at the São Paulo campus in an RDIDP program (exclusive dedication to teaching and research). He was a standing member of the DAP, BAP, EA, BLAV Councils and of the Post-Graduate Program in Arts during various terms and temporarily occupied the position of Coordinator of the Post-Graduate Program. He was the head of DAP for two terms and deputy-head for one term. He coordinated the Course on Visual Arts – Licenciate and Bachelor’s programs at the same institution, from August of 2008 to August of 2010. Currently he is a standing member of the DAP and BLAV Councils. He is a poet, graphic artist, editor, historian, and language critic, and also occupies himself with writing artistic fictional prose that is experimental in nature. He is experienced in the areas of History and Art Criticism; Peircean Semiotics; Communications, Poetics, and Writing; and Translation of Poetic Texts. He heads Nomuque Edições since 1974 as co-editor and published author, with notable work in the magazine Artéria for intersemiotic poetry, the first edition of which is from 1975. He is primarily a professor with teaching as the professional activity that he has exercised since 1970.
(English version: Luciana Gattass)
Artéria 8
Décio Pignatari
Paulo Miranda
Poemas do Dr. Ângelo Monaqueu
com comentários do Prof. Omar Khouri
A beleza não é tudo.
O dinheiro não é tudo.
A juventude não é tudo.
Nada pode ser tudo,
Mas tudo pode ser algo
Que, para o todo,
o pouco necessário venha a bastar…
.Este poema do Dr. Ângelo Monaqueu foi-me entregue por sua irmã Filomena, em São Paulo, no dia 23 de junho de 2008. Estava dactylographado e sem assignatura, o que me fez, por um instante, duvidar da autoria (sem problemas para o Mestre, pois o erro, se houvesse, seria de Filó - que é a maneira carinhosa como chamamos Filomena Monaqueu - e meu, que divulgo o cometimento monaquéico). Esse jogo logopaico-oximoresco lembra, em tudo, o poeta de Mensagem(FP ortônimo), assim como toda a sua heteronímia. Li o texto mil vezes e não cheguei a ter certeza de haver ou não, ali, algum deslize de ordem lógica. Ezra Pound, um contemporâneo (porém, mais longevo) de Fernando António Nogueira Pessoa, classificá-lo-ia, de facto, como LOGOPÉIA ("a dança do intelecto entre as palavras", um jogo de inteligência no texto poético, um texto minado por armadilhas verbais). O Pessoa assignaria a peça! Dr. Ângelo Monaqueu deve ter parido o poema após muitas leituras do bardo luso. De qualquer modo, um belo poema! (Ler no blog original)