Diogo da Cruz


WORDCOIN, 2016-17. Notas, moedas, cartões de crédito, poster e recortes de vinil, dimensões variáveis.





WORDCOIN

WORDCOIN propõe a implementação de uma nova moeda, que dará um valor literal ao discurso de cada um. Ao criar o fictício Banco d’Argumentação, o cliente/visitante terá a oportunidade de confiar os seus argumentos a uma instituição que poderá guardá-los e comercializá-los, dando a merecida divulgação às suas ideias.

Embora os corpos humanos encontrem tantos obstáculos e fronteiras ao circularem, as moedas são objectos que podem viajar livremente através de fronteiras, sendo bem-vindas onde quer que vão. Não seria fantástico se uma moeda pudesse hospedar as nossas ideias e espalhá-las eficientemente pelo mundo?

Esta irónica rendição à noção de valor da nossa sociedade tem como objectivo mostrar o quão valiosa é a nossa liberdade de expressão e o quão pobre se torna um humano sem ela. WORDCOIN quer questionar a eficácia do meio online como plataforma para a troca de argumentos e comentar a popularidade de líderes políticos com má retórica, cuja riqueza sustenta o impacto das suas palavras. Agora mais do que nunca, as ferramentas de argumentação são uma arma importante na absurda era pós-verdade. Se os factos e a realidade já não são claros, resta-nos confiar somente nas palavras, pois estas se tornam extremamente valiosas. O que pensamos e o que defendemos deve ser esclarecido e dissipado até cair nas mãos certas. Tal como projetos de arte precisam do apoio de instituições para realmente se tornarem realidade, também as ideias poderão ser confiadas ao Banco d’Argumentação, que certamente irá investir no discurso de cada um.

WORDCOIN foi apresentado pela primeira vez em Novembro de 2016 na exposição colectiva ",oder?" no KunstArkaden em Munique. Em 2017 foi também apresentado na CASA-ANIMAL dos Musa Paradisiaca, em Lisboa (Abril) como parte da programação da BoCA - Biennial of Contemporary Arts, e em Évora (Maio) organizado pelo Fórum Eugénio de Almeida e pela Sociedade Harmonia Eborense.

A video-performance foi projectada no ‘Transmission Video Art Festival’ em Kassel (como parte do programa da Documenta 14) e no FUSO – Anual de Vídeo Arte Internacional de Lisboa, no MAAT Lisboa. O projecto foi também apresentado na exposição ‘Geltung [validity]: perception of a natural right’ no GENERATORprojects como parte do NEoN Festival em Dundee, Escócia. WORDCOIN foi distinguido com o ‘Social Art Award’ pelo The Institute For Art And Innovation, Berlin.

Diogo da Cruz, 2018



WORDCOIN

WORDCOIN proposes the implementation of a new currency, that will give a literal value to each one’s speech. By creating The Bank for Argumentation, the costumer-museumgoer will have the opportunity to trust his or hers arguments to an institution that can save and trade them, giving the deserved and objective exposure to their ideas.

While physical human bodies are encountering so many obstacles once they circulate, coins are objects that can travel freely across borders, being mostly welcomed wherever they go. Wouldn’t it be great if a coin can host our ideas and spread them efficiently around the world?

This ironic surrender into our society’s notion of value has the goal of showing how valuable our free-speech is, and how poor a human becomes without it. It wants to question the effectiveness of the online medium as instrument for exchange of arguments, and comment on the uprising of political leaders with poor rhetorics, whose wealthiness supplies the impact of their words. Now, more than ever, argumentation tools are an important weapon into the absurd post-truth era. If facts and reality are not clear anymore, we should only relay in words, as they become extremely valuable. What we think and what we defend should be made clear and dissipated until it lands on the right hands. As art projects need the support from institutions to actually come true, also your ideas can be trusted to The Bank for Argumentation, that will invest in your speech with an interest rate.

WORDCOIN was presented for the first time in November 2016 within the exhibition ",oder?" at KunstArkaden in Munich. In 2017 was also presented at CASA-ANIMAL by Musa Paradisiaca, in Lisbon (April) as part of the programme of BoCA - Biennial of Contemporary Arts, and in Évora (May) organised by Fórum Eugénio de Almeida and Sociedade Harmonia Eborense.

The video-performance was screened at the ‘Transmission Video Art Festival’ in Kassel (part of the programme of Documenta 14) and at FUSO – Anual de Vídeo Arte Internacional de Lisboa, at MAAT Lisbon. It was also shown of the exhibition ‘Geltung [validity]: perception of a natural right’ at GENERATORprojects as part of the NEoN Festival programme in Dundee, Scotland. WORDCOIN was distinguished with the ‘Social Art Award’ by The Institute For Art And Innovation, Berlin.

Diogo da Cruz, 2018











Diogo da Cruz é um artista conceptual que vive e trabalha entre Lisboa e Munique. Tirou a Licenciatura em Escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (2012) e tem o Diploma em Freie Kunst da Akademie der Bildenden Künste München (2016), onde foi guiado pelo professor Hermann Pitz, e pelos professores convidados Ceal Floyer, Andrea Fraser e Tyler Coburn. Participou no Independent Study Programme da Maumaus - Escola de Artes Visuais (2016).
O seu trabalho foi mostrado em Portugal, Alemanha, Áustria, Espanha, Grécia, Suécia, Bulgária e Escócia, incluindo: ‘Geltung [validity]: perception of a natural right’ em GENERATORprojects/ NEoN Digital Art Festival, Dundee, Escócia (2017); ‘The Social Art Award’ no Institute for Art and Innovation, Berlin (2017); 'WORDCOIN' projectado no Transmission Video Art Festival em Kassel (parte do programa de Documenta 14), Karlsruhe e Warsaw, Alemanha-Polónia (2017); ‘BOOBS – THE SEMIOLOGY OF BREAST’ no TAF / The Art Foundation, Atenas (2017); ‘ARTE JOVEM 2017’ no Carpe Diem Arte e Pesquisa, Lisboa (2017).

Diogo da Cruz is a conceptual artist based in Lisbon and Munich. He received a BA in Sculpture from the Faculty of Fines Arts of Lisbon (2012) and a Diploma in Freie Kunst from the Akademie der Bildenden Künste München (2016), where he studied with the professor Hermann Pitz, and the guest professors Ceal Floyer, Andrea Fraser and Tyler Coburn. He participated in the Independent Study Programme at Maumaus - Escola de Artes Visuais in Lisbon (2016).
His work has been shown in Portugal, Germany, Austria, Spain, Greece, Sweden, Bulgaria and Scotland, including: Geltung [validity]: perception of a natural right’ at GENERATORprojects/ NEoN Digital Art Festival, Dundee, Scotland (2017); ‘The Social Art Award’ no Institute for Art and Innovation, Berlin (2017); 'WORDCOIN' video-performance screened at Transmission Video Art Festival in Kassel (as part of the programme of Documenta 14), Karlsruhe (part of UND#9) and Warsaw, Germany-Poland (2017); ‘BOOBS – THE SEMIOLOGY OF BREAST’ group exhibition at TAF / The Art Foundation, Athens (2017); ‘ARTE JOVEM 2017’ at Carpe Diem Arte e Pesquisa, Lisbon (2017)