Fazer
a escrita 1, 2015. Acrílico sobre papel, 100cm x 70cm
Fazer a escrita
Fazer a escrita, diário razão e
balancete, linhas de receitas e despesas, páginas de lucro e prejuízo, livros
de palavras e números.
Este projecto coloca o espaço da
página do livro de contabilidade e o espaço do escritório em contraponto e
justaposição. Deste modo são as páginas da edição que se agrupam nos cadernos
constituintes do livro para assim surgirem planificadas e no seu todo
constituírem o próprio objecto livresco, distribuído pelo gabinete de economia
e gestão.
O trabalho apresentado é constituído
por pinturas em acrílico sobre papel, no formato 70x100, com dobras que
pretendem representar o livro planificado e a sua imposição tipográfica. As
linhas horizontais representam as linhas da escrita contabilista com abertura
de parágrafo e entrelinha. A volumetria do traço diz respeito ao tamanho do corpo
de letra seleccionado tendo em conta a diversidade gráfica dos conteúdos.
Jorge dos Reis, 2018
Do the writing
Do the writing, journal reason and balance sheet, revenue
and expenditure, profit and loss pages, books of words and numbers.
This project puts the space of the page of the ledger and
the office space in counterpoint and juxtaposition. In this way you are editing
pages that are grouped in the notebooks constituents of the book to appear on
all your scheduled and constitute the very subject bookish, distributed by the
office of economics and management.
The work consists of paintings in acrylic on paper, in the
form 70x100, with folds that claim to represent the book planned and your
typographic enforcement. The horizontal lines represent lines of writing an
accountant with opening paragraph and line spacing. The volumes of the stroke
relates to body size of letter selected taking into account the diversity of
graphic content.
Jorge dos Reis, 2018.
Jorge dos Reis (Unhais da Serra, 1971). Foi aprendiz compositor tipógrafo com um primeiro-oficial de tipografia da Imprensa Nacional numa antiga oficina tipográfica do Cais do Sodré em Lisboa. Frequentou o Conservatório Nacional onde estudou canto e composição. Master of Arts pelo Royal College of Art em Londres, Mestre em Sociologia da Comunicação pelo ISCTE, Doutorado em Design de Comunicação pela Universidade de Lisboa. Professor Auxiliar na Faculdade de Belas-Artes onde fundou e dirige o Mestrado em Práticas Tipográficas e Editoriais Contemporâneas. Foi Visiting lecturer das universidades de Norwich, Liubliana, Berlin, Bolonha, Helsínquia, Tampere, Antuérpia, Istambul e Veneza. Iniciou o seu percurso projectual colaborando com o designer Robin Fior (Lisboa) e com tipógrafo Alan Kitching (Londres). A sua obra é extensa e diversa, tendo uma actividade dual enquanto projectista e artista: faz design gráfico e tipográfico tendo-se estabelecido em atelier próprio em 1996; expõe desenho e pintura, faz performance, realizando exposições individuais e participando em mostras colectivas.